GESTALT E DESIGNERS
Gestalt, palavra de origem alemã cuja tradução não é bem definida em português, mas seu significado gira em torno de algo como "forma". Seu principal criador, o psicólogo Max Wertheimer, nasceu em 15 de abril de 1880 na cidade de Praga e entre os anos 1910 e 1914 desenvolveu as primeiras ideias sobre a Gestalt, essa ideia que evoluiu com a ajuda de outros psicólogos e que continua influenciando até hoje a vida das pessoas, inclusive a vida dos designers, que se baseiam muito em suas teorias na realização de seus trabalhos.
Essas teorias nos atenta a detalhes que talvez passariam despercebidos se não tivessemos o conhecimento sobre elas, usamos essas teorias para nos ajudar a criar o resultado esperado, para deixar o trabalho mais expressivo e mais organizado, os designers utilizam muito a Gestalt na estruturação de layouts e na criação de logos.
O conhecimento da Gestalt é tão importante quanto qualquer outra orientação para elaboração de trabalhos para designers, conciliado com a criatividade ajuda a atingir o objetivo desejado na criação de um projeto, seja qual for o trabalho, mesmo que passe despercebido por muitos, a Gestalt poderá estar lá sob alguma de suas variadas formas.
A Gestalt ajuda tanto na hora de produzir um projeto quanto a entender como as pessoas que não tem esse conhecimento poderá interpretá-lo e isso pode fazer toda a diferença no final, isso dá um maior domínio sobre o que se está criando e sobre quem irá apreciar a criação. A Gestalt é um conjunto de teorias sobre a percepção e nos ajuda a perceber os detalhes de um projeto e compreender melhor como outras pessoas iram percebe-lo também.
Veja abaixo exemplos de algumas logos nas quais podem ser identificados alguns dos princípios da Gestalt:



---------------------------------------------------------------------------------
ORAÇÃO DA GESTALT

Fritz Perls
O psicoterapeuta e psiquiatra Friederich Salomon Perls, conhecido como Fritz Perls, nasceu no ano de 1893 em Berlim na Alemanha, cresceu em um ambiente familiar conturbado, chegou a ser reprovado duas vezes na escola e expulso uma. Mais tarde conseguiu se formar como médico e exerceu essa função no exército, e posteriormente seguiu o ramo da psicanálise e foi um dos desenvolvedores da Gestalt-Terapia, ele defendia a ideia de que a mente e o corpo são permanentemente interligados não podendo ser considerados desconectados durante as ações. Durante suas avaliações ele sempre priorizava o comportamento das pessoas no presente, ele julgava que o passado não é tão relevante e o futuro é consequência dos atos atuais. Parte de suas teorias se assemelha bastante com o conceito de figura e fundo, onde a mensagem principal se evidencia e depois começa a se observar o fundo e suas mensagens secundárias.
Ele escreveu uma declaração que ficou conhecida como Oração da Gestalt, essa declaração é a seguinte:
Eu sou eu. Você é você.
Eu faço as minhas coisas e você faz as suas.
Eu não vim a este mundo para viver de acordo com as suas expectativas e você não veio para viver de acordo com as minhas.
Se por acaso nos encontrarmos, será lindo.
Se não, nada há a fazer.
(Fritz Perls, "Gestalt Therapy Verbatim", 1969)
A declaração é muito conhecida e utilizada na Gestalt-Terapia, ela fala sobre o cumprimento das necessidades da vida de cada um sem depender de terceiros, e se puder satisfazer as próprias necessidades e ainda ajudar ao próximo, é muito satisfatório.
---------------------------------------------------------------------------------
GESTALT-TERAPIA
A Gestalt-Terapia ou Terapia Gestalt, foi formulada entre os anos de 1940 e 1950, por, dentre outros, Fritz Perls, Laura Perls e Paul Goodman, integrantes do Grupo dos Sete. Antes do termo Gestal-Terapia avaliaram outros nomes como Terapia da Concentração, Terapia Integrativa e Psicanálise Existencial.
A Gestalt-Terapia foi criada com estudos em várias outras teorias da psicologia, ela fala sobre a forma de se observar as reações pessoais e as reações com tudo ao redor, essa forma de olhar as coisas leva as pessoas a refletir sobre a vida, sobre os resultados de suas ações, sobre seu relacionamento com outras pessoas, se trata de reflexão sobre si mesmo e seus atos, do auto-conhecimento e do conhecimento do resultado de ações.
Foi definido nesse meio por J. Zinker , o Ciclo do Contato, a primeira etapa é a Awareness, que é o momento de se tomar consciência, o segunda etapa é Energização/Ação, é quando a pessoa se volta para o objeto, a terceira etapa é a do Contato, é quando se depara com o objeto, a quarta etapa é a da Retirada/Conclusão, quando foi concluída a identificação e atenção começa a se dispersar, a última etapa é a do Retraimento, quando todo o ciclo se completa e obtém-se a sensação de dever cumprido, todo esse ciclo se aplica quando se evidencia uma figura do fundo.
---------------------------------------------------------------------------------
GESTALT DA FORMA

A Gestalt da forma ou Psicologia da Forma, se prende a ideia de que uma imagem não é apenas a união de várias partes, sua mensagem final vai muito além que isso, não se trata apenas da identificação do objeto, mas de tudo o que ele representa.
A Gestalt possui quatro princípios que são:
Tendencia a estruturação - esta se caracteriza pela tendencia de organizar os objetos, seja pela proximidade ou pela forma.
Segregação figura fundo - se dá ao fato de não poder separa a figura de seu fundo para a identificação completa da imagem.
Pregnância - também chamada de boa forma, se dá pela maior facilidade de percepção da imagem em sua forma mais simplificada.
Constância perceptiva - se dá ao ato de reconhecer que embora a imagem possa ser capturada pela retina em situações variadas um objeto não tem sua forma alterada.
Esse princípio se divide em três: Grandeza (relativo ao tamanho do objeto), Forma (relativo o forma do objeto) e Cor (relativo a quantidade de luz recebida pelo objeto). A Psicologia da Forma se divide em dois conceitos, o Supersona e a Transponibilidade. A Supersona defende a ideia de que as partes de um objeto não são capazes de transmitir a mensagem principal, somente com a junção de todas elas é que se pode compreender o que a imagem pode transmitir, e a Transponibilidade ressalta que independente da sua estrutura, um objeto é sempre aquilo que ele representa.
---------------------------------------------------------------------------------
GESTALT
GESTALT E DESIGNERS
Gestalt, palavra de origem alemã cuja tradução não é bem definida em português, mas seu significado gira em torno de algo como "forma". Seu principal criador, o psicólogo Max Wertheimer, nasceu em 15 de abril de 1880 na cidade de Praga e entre os anos 1910 e 1914 desenvolveu as primeiras ideias sobre a Gestalt, essa ideia que evoluiu com a ajuda de outros psicólogos e que continua influenciando até hoje a vida das pessoas, inclusive a vida dos designers, que se baseiam muito em suas teorias na realização de seus trabalhos.
Essas teorias nos atenta a detalhes que talvez passariam despercebidos se não tivessemos o conhecimento sobre elas, usamos essas teorias para nos ajudar a criar o resultado esperado, para deixar o trabalho mais expressivo e mais organizado, os designers utilizam muito a Gestalt na estruturação de layouts e na criação de logos.
O conhecimento da Gestalt é tão importante quanto qualquer outra orientação para elaboração de trabalhos para designers, conciliado com a criatividade ajuda a atingir o objetivo desejado na criação de um projeto, seja qual for o trabalho, mesmo que passe despercebido por muitos, a Gestalt poderá estar lá sob alguma de suas variadas formas.
A Gestalt ajuda tanto na hora de produzir um projeto quanto a entender como as pessoas que não tem esse conhecimento poderá interpretá-lo e isso pode fazer toda a diferença no final, isso dá um maior domínio sobre o que se está criando e sobre quem irá apreciar a criação. A Gestalt é um conjunto de teorias sobre a percepção e nos ajuda a perceber os detalhes de um projeto e compreender melhor como outras pessoas iram percebe-lo também.
Veja abaixo exemplos de algumas logos nas quais podem ser identificados alguns dos princípios da Gestalt:



---------------------------------------------------------------------------------
ORAÇÃO DA GESTALT
![]() |
| Fritz Perls |
O psicoterapeuta e psiquiatra Friederich Salomon Perls, conhecido como Fritz Perls, nasceu no ano de 1893 em Berlim na Alemanha, cresceu em um ambiente familiar conturbado, chegou a ser reprovado duas vezes na escola e expulso uma. Mais tarde conseguiu se formar como médico e exerceu essa função no exército, e posteriormente seguiu o ramo da psicanálise e foi um dos desenvolvedores da Gestalt-Terapia, ele defendia a ideia de que a mente e o corpo são permanentemente interligados não podendo ser considerados desconectados durante as ações. Durante suas avaliações ele sempre priorizava o comportamento das pessoas no presente, ele julgava que o passado não é tão relevante e o futuro é consequência dos atos atuais. Parte de suas teorias se assemelha bastante com o conceito de figura e fundo, onde a mensagem principal se evidencia e depois começa a se observar o fundo e suas mensagens secundárias.
Ele escreveu uma declaração que ficou conhecida como Oração da Gestalt, essa declaração é a seguinte:
Eu sou eu. Você é você.
Eu faço as minhas coisas e você faz as suas.
Eu não vim a este mundo para viver de acordo com as suas expectativas e você não veio para viver de acordo com as minhas.
Se por acaso nos encontrarmos, será lindo.
Se não, nada há a fazer.
(Fritz Perls, "Gestalt Therapy Verbatim", 1969)
A declaração é muito conhecida e utilizada na Gestalt-Terapia, ela fala sobre o cumprimento das necessidades da vida de cada um sem depender de terceiros, e se puder satisfazer as próprias necessidades e ainda ajudar ao próximo, é muito satisfatório.
---------------------------------------------------------------------------------
GESTALT-TERAPIA
A Gestalt-Terapia ou Terapia Gestalt, foi formulada entre os anos de 1940 e 1950, por, dentre outros, Fritz Perls, Laura Perls e Paul Goodman, integrantes do Grupo dos Sete. Antes do termo Gestal-Terapia avaliaram outros nomes como Terapia da Concentração, Terapia Integrativa e Psicanálise Existencial.
A Gestalt-Terapia foi criada com estudos em várias outras teorias da psicologia, ela fala sobre a forma de se observar as reações pessoais e as reações com tudo ao redor, essa forma de olhar as coisas leva as pessoas a refletir sobre a vida, sobre os resultados de suas ações, sobre seu relacionamento com outras pessoas, se trata de reflexão sobre si mesmo e seus atos, do auto-conhecimento e do conhecimento do resultado de ações.
Foi definido nesse meio por J. Zinker , o Ciclo do Contato, a primeira etapa é a Awareness, que é o momento de se tomar consciência, o segunda etapa é Energização/Ação, é quando a pessoa se volta para o objeto, a terceira etapa é a do Contato, é quando se depara com o objeto, a quarta etapa é a da Retirada/Conclusão, quando foi concluída a identificação e atenção começa a se dispersar, a última etapa é a do Retraimento, quando todo o ciclo se completa e obtém-se a sensação de dever cumprido, todo esse ciclo se aplica quando se evidencia uma figura do fundo.
---------------------------------------------------------------------------------
GESTALT DA FORMA

A Gestalt da forma ou Psicologia da Forma, se prende a ideia de que uma imagem não é apenas a união de várias partes, sua mensagem final vai muito além que isso, não se trata apenas da identificação do objeto, mas de tudo o que ele representa.
A Gestalt possui quatro princípios que são:
Tendencia a estruturação - esta se caracteriza pela tendencia de organizar os objetos, seja pela proximidade ou pela forma.
Segregação figura fundo - se dá ao fato de não poder separa a figura de seu fundo para a identificação completa da imagem.
Pregnância - também chamada de boa forma, se dá pela maior facilidade de percepção da imagem em sua forma mais simplificada.
Constância perceptiva - se dá ao ato de reconhecer que embora a imagem possa ser capturada pela retina em situações variadas um objeto não tem sua forma alterada.
Esse princípio se divide em três: Grandeza (relativo ao tamanho do objeto), Forma (relativo o forma do objeto) e Cor (relativo a quantidade de luz recebida pelo objeto). A Psicologia da Forma se divide em dois conceitos, o Supersona e a Transponibilidade. A Supersona defende a ideia de que as partes de um objeto não são capazes de transmitir a mensagem principal, somente com a junção de todas elas é que se pode compreender o que a imagem pode transmitir, e a Transponibilidade ressalta que independente da sua estrutura, um objeto é sempre aquilo que ele representa.
---------------------------------------------------------------------------------
GESTALT
O Vaso de Rubin
A
Gestalt é uma teoria da psicologia que se caracteriza pela percepção da forma.
Como um exemplo clássico temos a imagem acima, titulada como o Vaso de Rubin,
na imagem podemos ver em preto um vaso e em branco dois rostos frente a frente,
e é essa a característica da Gestalt, poder ver de várias formas a mesma
imagem. Essa teoria foi desenvolvida pelo psicólogo e filósofo Chrinstiam von
Ehrenfels em 1890, e aprimorada posteriormente por Max Wertheimer, Wolfgang
Köhler e Kurt Koffka.
Após
muitos estudos sobre essa teoria acabaram especificando sete características
que denominaram como Leis da Gestalt, e são elas:
Continuidade - quando vários pontos são vistos como uma sequência
formando uma imagem ao invés de
identificá-los apenas como vários pontos próximos uns dos outros.
Fechamento - quando imagens incompletas são distribuídas de forma
que possa se imaginar sua
continuidade unindo essas partes e formando uma imagem completa.
Pregnância - é a identificação de uma imagem realizada em sua forma
mais simples possível.
Proximidade - quando várias imagens próximas umas das outras são
identificadas como uma nova imagem ou
como um grupo de imagens, ao invés de serem visualizadas individualmente.
Segregação - é ato de visualizar cada uma das partes que formam uma
imagem maior.
Semelhança - quando os objetos semelhantes tendem a parecer que
estão agrupados.
Unidade - quando uma imagem pode ser identificada em um único elemento como um
todo.












Nenhum comentário:
Postar um comentário